SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV

Descrição do serviço:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV tem por objetivo estimular a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, de forma a promover o respeito às diferenças, a colaboração, o autoconhecimento, a autoconfiança e a cidadania, além de fortalecer os vínculos com a família e a comunidade.

Órgão responsável: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Usuários / Requisitos: Usuários territorialmente referenciados aos CRAS.

·       Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, prioritariamente;

– Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial;

– Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC;

– Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda e/ou de famílias acompanhadas no âmbito do PAIF;

– Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.

·       Idosos a partir de 60 anos, prioritariamente:

– Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;

– Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;

– Idosos com vivências de isolamento social por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Documentos e informações necessárias:

O serviço deverá ser solicitado no atendimento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, em períodos específicos divulgados previamente pelo CRAS. Preferencialmente, todos os documentos pessoais de todas as pessoas que compõem o núcleo familiar para realização de cadastro.

Principais etapas do serviço:

·       Acolhida no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;

·       Atendimento com as técnicas (assistente social e/ou psicóloga);

·       Inserção da pessoa no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Previsão de prazo máximo para prestação do serviço:

Variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento e metodologia de atendimento.

Forma de prestação do serviço:

Presencial, Av. Gabriel Inácio de Almeida, 420, Vila Nova, Cesário Lange / SP – no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Após inserção do usuário no SCFV, estes passarão a ser atendidos nas unidades específicas do serviço: Melhor Idade (Idosos) e Espaço Amigo (Crianças e Adolescentes), conforme cronograma informado durante o atendimento inicial.

Horário de atendimento:

Segundas a sextas-feiras das 08h00 às 17h00. Deverá ser realizado agendamento prévio.

Consulta e informações sobre o serviço solicitado:

Pelo telefone (15) 3246-3546 ou e-mail crasadm@cesariolange.sp.gov.br.

·       Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, localizado na Av. 03 de Maio, nº 1361, Centro, Cesário Lange / SP;

·       Ouvidoria Municipal, através do link https://eouve.com.br/.

Prioridade de atendimento:

Atendimento prioritário as pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, nos moldes estabelecidos na Lei Federal n° 10.048/2000.

Previsão de tempo de espera para atendimento:

Atendimento sob agendamento prévio no CRAS. No geral, não há espera dos atendimentos agendados.