POLICLINICA MUNICIPAL – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

POLICLINICA MUNICIPAL

A Policlínica de Cesário Lange (PCL) apresenta sua lista de serviços ofertados e forma de acesso a eles, bem como os horários de atendimento, de forma a promover visibilidade, clareza e transparência das ações e um atendimento de qualidade.

Com a apresentação desta Carta de Serviços, o PCL estabelece prioritariamente, um compromisso com a cidadania, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade.

O usuário/cidadão poderá contribuir para o sucesso e a continuidade desta Carta de Serviços, emitindo críticas, elogios ou sugestões, por intermédio dos canais de comunicação oferecidos pelo PLC, para viabilizar os recebimentos de manifestações.

Neste instrumento, será dado maior destaque aos serviços diretamente ligados às práticas assistenciais e suas formas de acesso.

A Carta de Serviços ao Cidadão da PCL deverá estar disponível em meio físico e em meio virtual, no endereço eletrônico: https://www.cesariolange.sp.gov.br/.

 

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

A Policlínica de Cesário Lange (PCL) é um Centro de Especialidades do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado a Secretária Municipal de Saúde (SMS) e  classificado como um Centro de Especialidades que presta atendimentos de Nível Secundários aos Munícipes de Cesário Lange.

 

OBJETIVO

Prestar assistência especializada, com qualidade e de forma humanizada, integrada às atividades assistenciais oferecidas pelas demais unidades que compõem a Rede de Atenção à Saúde de Cesário Lange.

 

COMPROMISSOS NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

O atendimento aos cidadãos inicia-se nas recepções da Policlínica de   Cesário Lange, sendo realizado de maneira acolhedora, informativa, clara e objetiva.

O atendimento ocorrerá conforme legislação vigente e, nos serviços de assistência à saúde, respeitará os critérios de urgência e emergência e a classificação de risco, quando couber.

A recepção deve fornecer a informação necessária, de forma a garantir a agilidade e a efetividade no auxílio ao usuário que busca os serviços da unidade.

A PCL compromete-se em manter atualizadas as identificações e sinalizações dos setores.

Os ambientes de trabalho, incluindo as instalações sanitárias, são limpos e higienizados de acordo com os padrões de saúde, gerando conforto e bem-estar aos usuários.

Em sua estrutura, possui rampas que facilitam o acesso dos pacientes, bem como instalações sanitárias com espaço para portadores de necessidades especiais.

 

POLICLINICA “DR. SEBASTIAO VIEIRA CRUZ FILHO”

ESPECIALIDADES DIA DA SEMANA HORARIO
Neurologista Segunda – Feira Das 8:30 às 13:00 horas
Psiquiatra Segunda – Feira Das 14:00 às 16:00 horas
Cardiologista Quarta – Feira Das 08:00 ás15:00 horas
Oftalmologista Quarta – Feira Das 08:00 às 12:00 horas
Ortopedista Quinta-  Feira Das 08:00 às 12:00 horas
Dermatologista Sexta – Feira Das 12:00 às 16:00 horas
Neuropediatria Sexta – Feira Das 09:00 às 14:00 horas

 

EXAMES DE IMAGENS

TIPO DE EXAME DIA DA SEMANA HORARIO
Colonoscopia,Endoscopia, Retossigmoidoscopia Quarta – Feira Das 08:00 às 16:00 horas
Ultrassonografia Segunda – Feira Das 08:00 às 14:00 horas
Ultrassonografia Quinta – Feira Das 08:00 às 14:00 horas
Ultrassonografia Sexta –  Feira Das 08:00 às 14:00 horas

 

FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO

O PCL receberá manifestações dos usuários por meio dos seguintes instrumentos:

  • Ouvidoria Institucional (Secretária Municipal de Saúde) – Acolhe reclamações, sugestões, elogios e demais pronunciamentos que o usuário necessitar realizar. No endereço Rua Joaquim Ribeiro da Silva, 1153 – Centro.
  • Caixas de Sugestões/Reclamações – Localizadas na recepção do prédio, devidamente identificadas. No endereço Rua Benedito Miranda da Silva com Agenor de Arruda, nº 275.

O usuário poderá ainda registrar sua manifestação utilizando os seguintes meios:

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde da PCL é um órgão de caráter consultivo, de participação e controle popular na gestão da instituição, formado por membros, com representação paritária, composta por de representantes da gestão, de representantes do hospital e de representantes usuários do serviços de saúde do município.

O Conselho realiza reuniões mensais, com sessões abertas a todos os cidadãos, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cesário Lange.

Sistema Ouvidor SUS

O Sistema Ouvidor SUS é um sistema informatizado que permite a disseminação de informações, o registro e o encaminhamento das manifestações dos cidadãos.

As manifestações poderão ser registradas pelo email: ouvidoria@cesariolange.sp.gov.br

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

O PCL dispõe dos seguintes serviços:

Atendimento de Especialidades com realização de consultas e procedimentos.

  • Realização de Biopsias de Mamas, Próstata, Tireoide.
  • Serviço de atendimento diagnóstico (realização de exames de imagem), realizamos todos os tipos de exames de Ultrassonografia.
  • Realizações de Endoscopia, Colonoscopia, Retossigmoidoscopia (Realizações de Biopsias).
  • Realizações de consultas e procedimentos dermatológicos (Biopsias, Crioterapia, pequenas cirurgias entre outros procedimentos).

ESPECIALIDADES MÉDICAS

  • Cardiologia (adulto)
  • Ortopedia (adulto e infantil)
  • Neurologia (adulto)
  • Neuropediatria (infantil)
  • Oftalmologia (adulto e infantil)
  • Dermatologia (adulto e infantil)
  • Psiquiatria (adulto)

EXAMES/PROCEDIMENTOS REALIZADOS

Ultrassonografia:

  • Abdômen Total;
  • Pélvico,
  • Transvaginal
  • Rins e Vias Urinarias
  • Obstétrico
  • Obstétrico com Doppler Venoso e Arterial
  • Morfológico
  • Mamas
  • Próstata
  • Articulações
  • Parede Abdominal
  • Partes Moles
  • Doppler Carótidas e Vertebrais
  • Doppler membros
  • entre outros.

Exames gastroenterologia

  • Endoscopia Digestiva
  • Colonoscopia
  • Retossigmoidoscopia
  • Polipectomia de Duodeno e Esôfago
  • Polipectomia Colón e Reto

Exames Cardiologicos

  • Ecocardiograma
  • Holter 24 horas
  • Mapa 24 horas
  • Teste de Esforço Físico

 

  ATENDIMENTO

O paciente, ao dirigir-se ao serviço , será orientado pelos colaboradores da instituição e encaminhado em todas as fases de seu atendimento.

O usuário deverá trazer o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), o documento de identidade original com foto e o comprovante de marcação de sua consulta ou exame.

 

  PACIENTES DE PRIMEIRA VEZ

Os usuários/pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Posto de Saúde e/ou PSF da Família – mais próxima à sua residência. Eles serão avaliados nestas UBS e, caso haja necessidade de acompanhamento e procedimento de média complexidade, serão encaminhados a PCL.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONSULTA DE PRIMEIRA VEZ

 O paciente deverá trazer a Guia de Referência e Contrarreferência assinada pelo médico da UBS , indicando a especialidade a ser atendida  e a documentação necessária para abertura de prontuário.

Observação: Nos casos em que o paciente não tiver comprovante de residência em seu nome, deverá apresentar o comprovante com uma declaração do proprietário do imóvel relatando que ele reside naquele endereço.

 

CONSULTA DE RETORNO

Para agendar nova consulta de acompanhamento (consulta de retorno), o paciente deverá trazer a solicitação da consulta assinada pelo seu médico, o cartão da Unidade e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), e dirigir-se ao guichê da marcação de consultas/exames, localizado junto à entrada principal do prédio da PCL.

Enquanto estiver em tratamento, o paciente agendará a consulta (retorno) pelo Setor de Marcação.

O Setor de Marcação de Consultas do PCL realiza apenas agendamento de consultas subsequentes (de retorno). A consulta de primeira vez somente acontecerá nos casos citados anteriormente.

O paciente que faltar à consulta deverá retornar à unidade nos dias em que o médico da especialidade desejada esteja atendendo e realizar o reagendamento no Setor de Marcação de Consultas.

Caso ocorra o extravio do comprovante de marcação de consulta, é necessário comparecer ao PCL no dia da consulta com o cartão do SUS e dirigir-se à Central de Marcação para confirmar a presença.

AGENDAMENTO DE PEQUENAS CIRURGIAS

O paciente que necessitar realizar algum procedimento cirúrgico deverá primeiramente agendar uma consulta na especialidade, para que o médico realize os procedimentos necessários e o cadastre na fila de pequenas cirúrgica.

 

TEMPO DE ESPERA

Para obter informações sobre o tempo de espera para agendamento da consulta, os pacientes que estiverem aguardando a primeira consulta deverão procurar a Unidade Básica de Saúde.

As consultas de retorno (agendadas na PCL) serão orientadas pelo médico que está acompanhando o paciente. Em geral, os pacientes em tratamento terão sua consulta de marcada para um prazo médio 90 dias dependendo da necessidade de cada paciente.

As pequenas cirurgias e outros procedimentos serão elencados na ordem estabelecida pela equipe médica, de acordo com a urgência de cada caso, observando sempre a fila. Os pacientes da oncológicas têm prioridade.

O usuário que desejar consultar sua posição na fila cirúrgica deverá lidar (15 3246-8055), informar o tipo de especialidade e/ou exame que está aguardando.

 

   MARCAÇÃO DE EXAMES

O paciente deverá levar o pedido de exame ao Setor de Marcação de Consultas/Exames, localizado no prédio da UBS “Lazaro Mendes Castanho”, para realizar o agendamento.

Os seguintes exames são agendados no próprio serviço médico que o realiza:

  • Ultrassonografia – Agendamento realizado na PCL, localizada no endereço Rua Benedito Miranda da Silva com Agenor de Arruda, nº 275.
  • Endoscopia digestiva, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia – Agendamento realizado na PCL, localizada no endereço Rua Benedito Miranda da Silva com Agenor de Arruda, nº 275.

Observação: Os exames só serão realizados com guias do SUS e devidamente preenchidos e autorizados pelos seus serviços solicitantes.

Após realização do exame o paciente receberá um protocolo com orientações para retirada dos exames.

 

ACOMPANHANTES

No momento do atendimento, o paciente será orientado quanto à autorização e às rotinas para os acompanhantes.

Os pacientes menores de 18 anos ou com idade igual e superior a 60 anos e/ou portadores de deficiência possuem direito garantido por lei de ser acompanhado por familiar ou responsável até sua alta.

Para os usuários que se encontram em atendimento na Unidade da PCL, somente será permitida a entrada do acompanhante, nos casos previstos em lei e sob orientações técnicas do profissional local.

É importante saber que esse direito poderá ser revogado a critério do médico responsável, devidamente justificado, sempre que ele entender ser o melhor para o processo do cuidado assistencial.

 

 

DIREITO DOS PACIENTES EM TRATAMENTO

  • Receber atendimento gratuito, respeitoso e atencioso.
  • Ser identificado pelo nome e sobrenome.
  • Conhecer o nome e a especialidade do médico responsável pelo seu cuidado, bem como dos demais profissionais da equipe envolvidos no seu tratamento.
  • Ter prontuário individual, contendo a descrição de seu estado de saúde e do tratamento a que está sendo submetido, de forma clara e legível.
  • Ter resguardada a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e clínica, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco a terceiros ou à saúde pública.
  • Receber informações completas, simples e compreensíveis a respeito do tratamento e ações diagnósticas e terapêuticas, inclusive sobre riscos e alternativas de tratamento.
  • Consentir ou recusar procedimentos ou condutas terapêuticas de forma livre, voluntária, esclarecida, com adequada informação e utilizando o Termo de Consentimento Informado.
  • Revogar o consentimento anterior, a qualquer momento, de forma livre, consciente e esclarecida, devendo ser registrado em prontuário e assinado.
  • Ter acompanhante durante o período de ATENDIMENTO, nos casos previstos em lei.
  • Ter garantida sua segurança e integridade física.
  • Receber as receitas médicas com letra legível e assinadas, com a identificação clara do nome do médico e seu registro profissional.
  • Receber laudo médico, declaração e atestado do profissional que prestou o atendimento.
  • Ser transferido, quando necessário, conforme a avaliação da equipe médica.
  • Revogar a qualquer tempo ou recusar livremente, após devidamente esclarecidos os riscos inerentes, os procedimentos médicos, sejam eles os diagnósticos, terapêuticos ou mesmo as avaliações clínicas, desde que não haja risco de vida.

 

DEVERES DOS USUÁRIOS:

  • Fornecer, quando solicitado pelos profissionais de saúde, informação completa sobre a sua queixa atual.
  • Informar ao profissional de saúde responsável qualquer mudança inesperada na sua condição clínica.
  • Respeitar as normas e os regulamentos da instituição.
  • Respeitar o direito dos demais pacientes e dos profissionais e prestadores de serviços da PCL, que deverão ser tratados com cortesia, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer o seu direito de apresentar reclamações.
  • Apresentar seus documentos sempre que solicitados e levar para as consultas documentação que auxilie no seu diagnóstico, como exames, receitas, laudos.
  • Anotar todas as reações e dúvidas que surjam durante o tratamento e perguntar ao profissional responsável.
  • Responsabilizar-se por suas escolhas e ações, nos casos em que se recuse a receber tratamento ou não siga corretamente as instruções fornecidas pelos profissionais.
  • Deixar seus pertences pessoais com pessoas de sua confiança (parentes, responsável legal etc.), sendo vedada, a qualquer profissional do PCL, a guarda de tais bens (joias, carteiras, documentos, valores, equipamentos eletrônicos etc.).

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

 

Policlínica
Balcão de Informações: das 8h às 17h (de segunda a Sexta Feira) Telefone: (15) 3246-8055.

Ouvidoria
Atendimento das 7h às 19h (de segunda a sexta-feira)  Telefone: (15) 3246-8030

Setor de Marcação de Consultas/Exames
Atendimento das 7h às 17h (de segunda à sexta-feira)  Telefone: (15) 3246-8055

Setor de Entrega de Resultados de Exames
Atendimento das 7h às 17h (de segunda a sexta-feira)  Telefone: (15) 3246-8055