O NOME DA PARÓQUIA E SEUS PATRONOS – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

O NOME DA PARÓQUIA E SEUS PATRONOS

(igreja matriz década de 50)

A dedicação da capelinha construída por José Mendes de Almeida por volta de 1872 à Santa Cruz está intrinsecamente ligada à origem portuguesa dos primeiros habitantes desta terra chamada Passa-Três. Quanto à devoção a São Roque, ela pode ter sido trazida pelas famílias de origem italiana que aqui se fixaram na zona rural, na parte nordeste de Cesário Lange.

É conhecida a afinidade da “Santa Cruz” a Portugal na época dos grandes descobrimentos marítimos. Durante o reinado do grande rei português Dom Dinis (1261-1325) se fundou em Portugal a “Ordem de Cristo”, sobre o ramo português da antiga Ordem dos Templários, dissolvida por instigação, intriga e interesses financeiros do rei da França, Filipe IV, o belo, pelo Papa Clemente V (o francês, Bertrand de Goth, papa de 1305 a 1314). A esta ordem religiosa, a Ordem de Cristo, deve-se a fundação da Escola Naval de Sagres. Os grandes navegadores portugueses eram membros dela e esta organização religiosa financiou as grandes viagens lusitanas ao Mar Tenebroso, como chamavam o Oceano Atlântico. Por meio destas viagens pretendia-se chegar às Índias para obter vantagens comerciais e implantar lá a religião cristã.

Foi a bandeira da “Ordem de Cristo”, com sua cruz característica, que Cabral fincou no Brasil, quando tomou posse da terra em nome do rei de Portugal. Por causa da cruz da bandeira da “Ordem de Cristo” que o Brasil foi chamado, primeiro, “Ilha de Vera Cruz”, depois “Terra de Santa Cruz” e a data do descobrimento até 1817 foi comemorada no dia 03 de maio, o dia que no antigo calendário católico celebrava a Festa da descoberta da verdadeira Cruz, na qual Cristo fora crucificado (em latim: “In Inventione Sanctae Crucis”). Assim se explica, o porquê da data da comemoração da Emancipação Política-Administrativa de Cesário Lange ser no dia 03 de Maio, aliás, nome também de uma de suas duas avenidas.

Assim, a festa de Santa Cruz, no dia 03 de maio, foi uma das primeiras festas a ser comemorada na vila, depois distrito de Cesário Lange. A seguir surgiu a comemoração da festa de São Roque que acontece no dia 16 de agosto.