Projeto ensina Libras para incluir aluna surda em Escola Municipal de Cesário Lange – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

Projeto ensina Libras para incluir aluna surda em Escola Municipal de Cesário Lange

 

Desde 2022, a Escola Municipal de Ensino Natan Pires da Silva, em Cesário Lange (SP) , desenvolve o Projeto Libras na Escola”, criado com o objetivo de promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e difundir conhecimentos sobre a cultura surda. A iniciativa visa contribuir para a  inclusão da aluna surda Mirella Martimiano que na época tinha 9 anos de idade (atualmente com 12).

Mirella possui surdez profunda bilateral e enfrentava grandes dificuldades para se comunicar com os colegas, professores e funcionários da escola. Além disso, seus familiares tinham grande dificuldade para compreênde-la , o que a deixava na maioria das vezes, nervosa, irritada, isolada e frustrada.

Diante dessa realidade, a professora alfabetizadora de Libras, Beatriz Francisco, deu início ao Projeto “Libras na Escola” que desde então está em pleno andamento na escola. A iniciativa utiliza aulas expositivas, práticas e interativas com recursos visuais além de apresentações e entrevistas com pessoas surdas, para ensinar sinais úteis da Libras e conhecimentos sobre a língua e cultura surda.

 

“ Assim como acontece na maioria das cidades do Brasil, os surdos tem o primeiro contato com a Libras na escola. O trabalho com o aluno surdo não pode ficar restrito apenas entre o professor alfabetizador  e o aluno surdo. É preciso envolver toda a escola – da direção aos funcionários da limpeza – , a família, e a comunidade em geral. Esta é a verdadeira inclusão!” afirma a professora alfabetizadora tradutora e intérprete de Libras Beatriz Francisco.

 

Participação de toda a escola

 

As aulas de Libras para as turminhas são previamente agendadas pela direção e têm duração aproximada de 50 minutos, contemplando desde os aluninhos do 1º ano do ensino infantil ao alunos do 9º ano.

Atualmente o projeto envolve 740 alunos das 30 salas (período manhã e tarde) da Escola Municipal Natan Pires da Silva ,além dos servidores como  professores, cozinheiras, inspetores, secretários, equipe de limpeza, direção e coordenação pedagógica que participam das aulas.

O projeto busca não apenas facilitar a comunicação da aluna surda Mirella com a comunidade escolar, mas também incentivar um olhar mais sensível  e respeito às diferenças, um ambiente mais acolhedor e que valoriza a Libras como língua e direito dos surdos, conforme garantido pelas leis: nº 10.436/2002 , nº 13.146/2015 e pela lei de Educação Bilíngue de Surdos nº 14.191/2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aulas para a Família

Um aspecto muito importante do projeto é o oferecimento de aulas para os familiares de alunos surdos.

A maioria das famílias de crianças e adolescentes surdos não domina a Libras, o que dificulta o entendimento das necessidades, desejos do filho, comunicação, o que resulta em comportamentos agressivos, insegurança emocional e isolamento.

Notou-se que ao promover o ensino da Libras aos familiares dos alunos surdos, foi possível reduzir barreiras de comunicação e mais momentos de interação em casa.

Os parentes da aluna surda Mirella frequentam semanalmente as aulas, o que tem permitido uma significativa melhora na comunicação familiar.

Desde Novembro de 2024, outro aluno surdo com implante coclear, de nosso município: João Pedro de Oliveira Bezerra e seus familiares também passaram a participar das aulas de Libras, contribuindo para o aprendizado da Libras e garantindo mais qualidade na comunicação em casa.

 

 

Encontros

Através de entrevistas com pessoas surdas da localidade convidadas à escola e encontros entre famílias de alunos surdos, tem ocorrido muito aprendizado,momentos de interação e troca de experiências.

(Primeiro encontro entre alunos do 5º ano, sala da aluninha surda Mirella, e a convidada surda Rosângela,moradora local,  que também é casada com um surdo.Entrevista emocionante contando suas experiências pessoais e de superação.)

 

(Foto acima: Encontro entre a convidada surda Rosângela e familiares da aluna surda Mirella, professor da sala regular Fernando, professora de Libras Bia , e a diretora escolar Adelisa)

(Fotos acima: 3 pessoas surdas do município visitam a Feira do Conhecimento, evento promovido pela Escola Natan, e alunos interagem com eles em Libras)

(Fotos acima: Alunos dão explicação em Libras tema: “Região Sul” à alunos e visitantes durante evento escolar “Feira do Conhecimento”- Escola Natan Pires da Silva.)

 

 

 

Resultados que transformam vidas

Desde de sua implantação, O Projeto “Libras na Escola” tem trazido resultados extraordinários.

A diretora da escola, Adelisa Ieda Santana, relata:

“ A “Mirellinha”, antes, era super nervosa, só chorava, não queria nem entrar na escola, se segurava no portão de entrada e chorava…Quando entrava, não entendia o que era falado e nós também não conseguíamos nos comunicar com ela. Era muito difícil, dava um sentimento de impotência. Ela estava inserida na escola, mas a inclusão não acontecia de verdade…

Agora ela é outra criança!Está mais feliz, alegre, acolhida, conversa através da Libras com o professor da sala, os coleguinhas, merendeiras, inspetores e outros funcionários.No intervalo,crianças de outras salas vêm conversar em Libras com ela.”

 

O professor da turma da aluna surda, Fernando de Camargo, que a tem acompanhado há dois anos, comenta sobre o impacto positivo do projeto no ambiente escolar e a nível pessoal, como educador:

“ Com quase 20 anos de atuação como professor, tive a oportunidade de trabalhar com crianças com diferentes tipos de deficiência, sempre adaptando conteúdos e metodologias. A Mirella foi a minha primeira aluna surda, o que representou um grande desafio, especialmente porque a Libras era um idioma desconhecido para mim, algo totalmente novo.

Ainda estou aprendendo essa língua mas percebo como ensinar a Libras aos alunos ouvintes tem sido fundamental para promover a comunicação e a inclusão da aluna surda.

É bonito ver como as crianças adoraram as aulas de Libras!Elas aguardam ansiosas cada aula, e hoje conseguem conversar com a “Mirellinha”, que por sua vez, se comunica e interage feliz  com eles e com os demais colegas da escola.”

Grata, a professora de Libras Beatriz, comenta sobre o sucesso do projeto:

“Esse projeto só tem sido possível graças ao envolvimento de TODA  a Escola Natan.Estamos vivenciando uma experiência incrível: as crianças têm levado o conhecimento da Libras para além dos muros da escola. Elas ensinam os sinais que aprendem aos seus familiares, amigos e vizinhos, ajudando assim a disseminar pequenas sementes de inclusão e respeito. Sem dúvida, isso contribuirá para que se tornem adultos melhores, mais empáticos e preparados para se comunicar com pessoas surdas”.

 

 

Print Friendly, PDF & Email