Secretaria da Saúde Divulga Informe de Utilidade Pública sobre o COVID-19 – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

Secretaria da Saúde Divulga Informe de Utilidade Pública sobre o COVID-19

A Vigilância Epidemiológica acaba de notificar um caso suspeito e um caso provável de coronavírus em Cesário Lange.
O primeiro caso foi atendido em domicílio, no último dia, realizado coleta do exame e isolamento da paciente e de seus familiares. Essa paciente teve início dos sintomas na cidade do Rio de Janeiro, local onde já há transmissão comunitária, e chegou à cidade no dia 11. Apesar de não ter tido contato direto com caso suspeito ou confirmado, nem ter viajado ao exterior, itens obrigatórios para se tornar um caso suspeito, foi feito a coleta e orientado isolamento na residência, localizado em área rural.
O segundo caso foi atendido na Beneficência Hospitalar de Cesário Lange no sábado, dia 14. O paciente teve contato próximo com caso confirmado da infecção pelo coronavírus. Feito coleta do exame e orientado isolamento domiciliar para ele e familiar que mora junto.
Ambos os pacientes estão bem, com sintomas leves, como coriza e tosse. Não necessitam de internação hospitalar e estão sendo monitorados diariamente.
Não há, até o momento, sinais de transmissão local da doença. Não há motivo para pânico. O Pronto Socorro está aberto e a disposição da população que necessite de atendimento médico de urgência. Devido à alta demanda pelo serviço, contamos com a colaboração de toda a população para que só procurem o serviço hospitalar em caso real de necessidade, como febre alta e falta de ar. Casos leves como coriza e tosse discreta, deverão permanecer na residência até o fim dos sintomas. Não é possível realizar o exame de todas as pessoas que estiverem com um simples nariz escorrendo, sendo o exame indicado, até o presente momento, apenas em três situações:

1.Pessoa que voltou de viagem internacional (até 14 dias antes do início dos sintomas) e apresenta sintomas do coronavírus;

2. Pessoa sintomática que teve contato com caso suspeito;

3. Pessoa sintomática que teve contato com caso confirmado;

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando em regime de plantão, dia e noite, inclusive aos finais de semana. E conta com a colaboração de toda a população para que o serviço se mantenha ordenado, sem pânico e exaltações. As “fake news” são um grande desserviço à população e prejudica, e muito, o bom andamento do serviço de saúde. Portanto, pede-se que não seja compartilhada informações que não contenham fonte ou se forem de fonte duvidosa.
A taxa de mortalidade realmente é quase zero em crianças até nove anos de idade e permanece baixa até a idade adulta. Aumenta gradativamente acima de 60 anos de idade, e é maior acima de 80 anos. Ou seja, a população idosa merece mais atenção neste momento. Além da idade, outros fatores de risco são diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias (doenças do coração), DPOC (enfisema), pessoas em uso de corticóides e imunossupressores, além de outras situações que cursam com baixa imunidade. Esses são os grupos de risco mais vulneráveis. A grande maioria da população cursará com sintomas leves ou nenhum.
Orientamos que os idosos devam ficar em casa a maior parte do tempo. Caso receba visitas, que se lavem as mãos assim que adentrar em sua residência e, se possível, utilizar álcool gel 70% nas mãos. Se estiver com tosse, febre, coriza ou falta de ar, evite o contato com pessoas dos grupos de risco.
Estamos atuando ativamente para controlar a epidemia da melhor maneira possível. Seguimos as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde quanto às medidas a serem tomadas. Algumas medidas em relação ao cancelamento de aulas, férias coletivas e restrições para eventos deverão acontecer em breve.
Momentos extraordinários requerem medidas extraordinárias.
Juntos prevaleceremos.

Dr. Oliver Kubacki Camargo
CRM/SP 124.523

Enfa. Tabata Bernardo