RESPEITE O ISOLAMENTO SOCIAL. – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

RESPEITE O ISOLAMENTO SOCIAL.

Hoje é o primeiro dia da quarentena implantada pelo Governador de São Paulo. A medida, extrema, visa conter a expansão da epidemia do novo coronavírus pelo nosso estado e, nosso país.
A medida de isolamento é uma medida drástica, porém necessária nesse momento. Nosso serviço de saúde não tolera uma grande quantidade de casos ao mesmo tempo. Se todos nós estivéssemos nas ruas, uma boa parte de nós já estaria doente. Isso não quer dizer que talvez uma parte de nós já esteja infectada. A maioria passará ileso por esse período, mesmo sem saber que teve contato com o vírus.
Os números vão subir, mas vamos ganhar essa luta. Diversos protocolos de medicação e vacinas são conduzidos no Brasil e em outros países no momento e, em breve, algo promissor deve dar resultado. Precisamos resistir até que isso aconteça. No caminho, algumas perdas podem acontecer e infelizmente, devem acontecer.
Ajude quem precisa. Em momentos de quarentena e isolamento muitos passarão necessidade, seja por falta de dinheiro, comida ou mesmo atenção. É cruel pedir para um idoso ficar isolado, sozinho. Mas é o que temos para o momento. Tem alguém idoso na família? Tem algum vizinho que está passando alguma dificuldade pelo isolamento? Pergunte como ele está. Leve mantimento e comida para ele, sem entrar na casa. Se possível, deixe na porta. Pergunte se precisa de alguma ajuda de qualquer natureza. Até mesmo conversar com alguém por telefone, pela janela ou pelo muro.
Nós, da Saúde, temos um papel importante e difícil nesse momento, na linha de frente. Não começamos agora. Estamos há semanas planejando, organizando e remanejando pessoal a fim de encontrar uma melhor disposição para todo o serviço de saúde. Estamos todos empenhados em minimizar os prejuízos. Mas honestamente, é bonito ver todos empenhados pela causa, se oferecendo para ajudar da maneira que pode.
Tenham paciência. Respeitando as orientações, logo sairemos dessa.

Cesário Lange, 24 de março de 2020.

Dr Oliver K Camargo
CRM/SP 124523
Vigilância Epidemiológica de Cesário Lange

Sandra Paula Fernandes Jóia
Secretária Municipal de Saúde