Projeto Horta Comunitária inicia o plantio de frutas e hortaliças no bairro Jd. Alvorada – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

Numa parceria entre a Unidade Básica de Saúde do Jd. Alvorada, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e a Secretaria Municipal de Agricultura, o Projeto de Horta Comunitária tem andado desde março de 2018 a todo vapor! Agentes comunitários de saúde, técnicas da assistência social e moradores do bairro e outras localidades do município tem colocado a mão na massa, construindo canteiros, fertilizando a terra com adubo e plantando as sementes e mudas de frutas e hortaliças.

A prática de hortas comunitárias tem avançado em diversas cidades, como um modo saudável e ecologicamente correto de produzir o alimento, além do resgate à vivência de coletividade que a prática propicia. Cada um doa seu tempo e trabalho para cuidar, plantar, regar, e assim que as plantas crescem, seus produtos são divididos entre os participantes. Sem a utilização de agrotóxicos ou venenos, busca-se o máximo da integração da horta com o meio ambiente, gerando também trocas e aprendizados entre o grupo.

Muitos ainda aproveitam o trabalho com a terra para resgatar momentos significativos de sua história de vida ou de sua família, assim como podem encontrar nessa atividade uma alegria e motivação que não possuíam antes, devido ao avançar da idade, das doenças cronificadas, da dificuldade para se manter no mercado de trabalho em tempos de crise econômica, entre outras dificuldades do dia a dia.

A Horta do Jd. Alvorada está sendo cultivada atrás do Campo de Futebol do bairro Jardim Alvorada e as atividades ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30 da manhã. Estão todos convidados a participar!