NOTA PARA A POPULAÇÃO – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

NOTA PARA A POPULAÇÃO

A Secretaria da Saúde de Cesário Lange, e o Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmaram nesta terça-feira, dia 27 de agosto, o primeiro caso de sarampo no município. Conforme a Vigilância Epidemiológica o local de contágio foi no município de Limeira, no dia 17 de julho, onde a pessoa ficou por quatro dias. Na suspeita foram realizados ações de bloqueio vacinal dos contatos domiciliares e do trabalho, num total de 11 pessoas.
O caso confirmado é de uma mulher de 34 anos, vacinada com apenas 1 dose da vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola) moradora da  cidade, que já está se encontra recuperada da doença e não precisou de internação hospitalar.
O período de transmissão do sarampo, segundo a Vigilância epidemiológica, tem início cerca de seis dias antes do surgimento do exantema (vermelhidão no corpo) e quatro dias após.
Informarmos, também, que os departamentos de Vigilância em Saúde estão realizando as ações do plano de contingenciamento do Sarampo conforme os protocolos ministeriais e da Organização Pan-americana de Saúde.
As ações de contingenciamento são baseadas em ampliação da cobertura vacinal, isolamanento de contato e articulação com demais setores para fortalecimento da estratégia em âmbito municipal.
A vacinação é única maneira de combater o Sarampo. A vacinação de rotina contra o sarampo é indicada a partir de 6 meses de idade. Alertamos, mais uma vez, para a necessidade de a população manter sua situação vacinal atualizada, lembrando que a vacina contra o sarampo se encontra disponível nas unidades básicas de saúde.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2018 Cesário Lange atingiu 90,87%. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde da população em dia. A vacina Tríplice Viral tem uma eficácia entre 85% e 95%.
As Unidades Básicas de Saúde do Centro e Jardim Alvorada funcionam das 07h00 às 17h00 e as Unidades Básicas de Saúde do Bairro Torninos e Fazenda Velha das 07h00 às 16h00. Procure uma unidade mais próxima e vacine-se.