MOTIVOS DO ATRASO DOS RESULTADOS DO COVID-19 – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

MOTIVOS DO ATRASO DOS RESULTADOS DO COVID-19

A Secretaria de Saúde vem por meio deste, esclarecer sobre a demora da liberação dos resultados dos casos suspeitos de COVID-19 (Coronavírus) do município.
É fato que na última Sexta-Feira (20) o Ministério da Saúde através da Portaria 454 decretou que o Brasil encontra-se em estado de transmissão comunitária, desta forma houve diversas alterações do fluxo da liberação dos resultados, pelos seguintes fatos:
Fato 1: Quando se decreta transmissão comunitária ocorre uma rápida disseminação do vírus em grande porcentagem da população, ficando inviável realizar exames para a confirmação de todos os casos suspeitos.
Fato 2: A portaria considera que todos os casos que apresentarem sintomas respiratórios a de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, deverão ser notificados como “Síndromes Gripais” e esses serão isolados como os casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
Fato 3: A portaria norteia os protocolos do Ministério da Saúde em realizar exames somente em casos GRAVES, sendo que os casos leves deverão obedecer o período de quarentena e aguardar nas casas, com a notificação e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
Fato 4: As pessoas que se encontram em isolamento domiciliar, com suspeita ou não de COVID-19 não transmitem a doença, e todos os pacientes suspeitos do município já estão terminando o isolamento e o período transmissão se encerrando.
Desta forma, acreditamos devido à alteração do fluxo dos protocolos e centralização dos exames para detecção de COVID-19 em somente um laboratório estadual, possa ocorrer a demora da liberação dos resultados, ou até mesmo a liberação após ter ocorrido a quarentena dos pacientes já com o término da transmissão.
Informamos a todos, também que devido à demora da liberação dos exames pelo Estado, Cesário foi um dos primeiros municípios do Estado de São Paulo a comprar os testes rápidos para a detecção de COVID-19, os fornecedores entregaram em 20 dias. Os testes dão o resultado em menos de 20 minutos, e esses serão utilizados somente para os casos suspeitos conforme o protocolo municipal, a fim de não sobrecarregar o sistema de saúde municipal.
Estamos a disposição em nossos telefones e nos seguintes canais de comunicação.
Horário de Atendimento (08:00 às 18:00)
CoronaFone – (15)99815-8768 – Ligar (15) 998241316 – Whatsapp
Em casos de emergência (24horas)
Guarda Municipal de Cesário Lange – 153