VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

 

Descrição do serviço: Coleta e processamento de dados; análise e interpretação dos dados processados; investigação epidemiológica de casos e surtos; recomendação e promoção das medidas de controle apropriadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações sobre as investigações, medidas de controle adotadas, impacto obtido, formas de prevenção de doenças.

Notificação compulsória de doenças – é uma das principais fontes da Vigilância Epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação – decisão – ação.

  • Resultados de exames laboratoriais;
  • Declarações de óbitos;
  • Maternidades (nascidos vivos);
  • Hospitais e ambulatórios;
  • Investigações epidemiológicas;
  • Estudos epidemiológicos especiais;
  • Sistemas sentinela;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Imprensa e população, dentre outros.
Requisitos: Paciente em utilização do Sistema Único de Saúde.
Documentos e informações necessárias: Para solicitar demanda de serviços o paciente deverá comparecer pessoalmente ou contatar o setor pelo telefone (015) 3246-8040 Ramal 6.
Principais etapas do serviço: Os dados colhidos são consolidados em tabelas, gráficos, mapas da área em estudo, fluxos de pacientes e sistemas. Essa disposição fornecerá uma visão global do evento, permitindo a avaliação de acordo com as variáveis de tempo, espaço e pessoas e de associação, e deve ser comparada com períodos semelhantes de anos anteriores. É importante lembrar que, além das frequências absolutas, o cálculo de indicadores epidemiológicos (coeficientes de incidência, prevalência, letalidade e mortalidade) deve ser realizado para efeito de comparação.Todo sistema de vigilância tem por objetivo o controle, a eliminação ou a erradicação de doenças, o impedimento de óbitos e sequelas. Dessa forma, após a análise dos dados, deverão ser definidas imediatamente as medidas de prevenção e controle mais pertinentes à situação. Isso deve ser feito no nível mais próximo da ocorrência do problema, para que a intervenção seja mais oportuna e, consequentemente, mais eficaz.
Forma de prestação do serviço: Devolução de informações aos notificantes das análises, resultantes dos dados coletados e das medidas de controle adotadas.

  • Telefone: (015) 3246-8052;
  • Presencial – Rua Francisco Ribeiro da Silva, n° 1034, Centro.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00.
Taxa ou preço público: Gratuito.
Prioridade de atendimento: Atendimento prioritário as pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, nos moldes estabelecidos na Lei Federal n° 10.048/2000.