EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA – MINISTÉRIO DA SAÚDE DECRETA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DE COVID-19 – Prefeitura Municipal de Cesário Lange – SP

A partir de sexta-feira o ministério da saúde decretou que há transmissão comunitária em todas as regiões do país. Dessa maneira, todas as síndromes gripais, independente do vírus, seja gripe ( influenza) ou coronavírus, todos tem a mesma indicação de tratamento. Casos leves não devem procurar o serviço de saúde e iniciar imediatamente o isolamento em domicílio de todos da casa. Se não conseguir a liberação com seu patrão, procurar uma UBS para ser avaliado. Caso apresente sinais, será confeccionado o atestado. O exame não será mais feito, a não ser em quadros graves que necessitem de internação. Não procurem o serviço de saúde para fazer o exame, pq ele não está sendo feito. Inclusive, os q foram solicitados há vários dias ainda não estão prontos, ou seja, não temos previsão de saber se os primeiros suspeitos realmente estavam com a doença, apesar de suspeitos. Agora todos que estiverem com febre e tosse seca, com ou sem falta de ar, serão notificados e obrigados a ficar em isolamento ( com termo de responsabilidade assinado), não só o paciente, mas todos que moram juntos.
Não saia de casa, apenas se for da área da saúde ou de alguma outra área essencial de abastecimento.
Não podemos e não deixaremos esse problema nos dominar, temos que ter o controle. Infelizmente esse controle demanda isolamento social imediato. O Governo de São Paulo acabou de anunciar quarentena a partir de terça feira, o que vai ser a melhor e mais eficaz medida para o controle da epidemia em nossa região.
Conto com o bom senso de todos e o espírito coletivo. Não ser grupo de risco não te isenta da responsabilidade para com toda a sociedade.